Pilateiros Antenados

Pilateiros Antenados
Direitos: Pilates Orginal - Dra. Alessandra Magalhães

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mais um Remédio para emagrecer? Fala Sério!

Olá pilateiros,

Vim falar de um assunto que vários alunos tem comentado comigo... O novo medicamento milagroso tabajara do momento!!! (obs.: leia ai andrea...hehehehehe)

     

Nas últimas semanas, a edição número 2233 da revista Veja, trouxe muita “esperança” para as pessoas com alguns e/ou muitos quilinhos a mais.

A matéria da capa foi:

Parece Milagre! Um novo remédio faz emagrecer entre 7 e 12 quilos em apenas 5 meses. E sem “grandes” efeitos colaterais...



Bom, vamos analisar a matéria...

O medicamento, chamado Victoza (liraglutida) fabricado pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk foi recém-lançado para o tratamento de diabetes tipo II, mas tem sido utilizado em “tratamentos para emagrecer”. A revista apresenta um estudo realizado por 5 meses, em que as pessoas que usaram o medicamento e não fizeram qualquer tipo de ajuste dietético ou de atividade física, eliminaram cerca de 7 quilos; os que usaram o medicamento e controlaram a alimentação, eliminaram cerca de 10 quilos; já os que usaram o medicamento, controlaram a alimentação (redução em 40% da ingestão calórica) e ainda implantaram a atividade física, eliminaram cerca de 12 quilos.

Segundo a matéria, a ação do remédio imita a ação do hormônio GLP-1, envolvido nos mecanismos de saciedade e na produção de insulina pelo pâncreas. O GLP-1 é sintetizado toda vez que o alimento chega à porção final do intestino delgado. Nesse momento, o hormônio ativa as células cerebrais da saciedade e reduz os movimentos intestinais de contração, prolongando a satisfação alimentar.


Resumindo: é um anorexígeno! Menos pior do que a sibutramina, pois segundo os estudos preliminares, não apresenta riscos cardíacos e/ou psiquiátricos, mas como o desconforto de serem necessárias aplicações subcutâneas diárias.

Minha opinião:

Para aqueles em busca da fórmula milagrosa, é uma boa oportunidade para continuarem se iludindo e perdendo seu tempo! Sou completamente CONTRA qualquer tipo de anorexígeno!

Acompanhem o ciclo:

O indivíduo começa o uso, tem seu apetite reduzindo. Passa a ingerir “menos calorias”, e obviamente começa a perder peso. Mas será que terei que explicar novamente que perder peso NÃO é igual a perder gordura! Atingindo sua meta (apenas na balança, porque visualmente a meta NUNCA será atingida, devido a perda de massa muscular), a pessoa para de usar o medicamento. Obviamente o apetite voltará aos patamares anteriores (pois a pessoa provavelmente não passou pelo processo de mudança em seu estilo de vida), e com isso, os quilos “milagrosamente” perdidos voltarão com a mesma rapidez com que tinham ido embora.

Acontecido isso, lá vai a pessoa teimosa novamente a procura do endocrinologista para obter mais uma receita e repetir o processo. Até chegar o momento em que a “fórmula milagrosa” não funciona mais, pois os períodos de restrição calórica feitos de forma desregrada, proporcionam uma redução drástica no metabolismo basal. Talvez depois de umas três ou quatro tentativas frustradas, a pessoa resolva procurar um nutricionista e um educador físico. Ou então se realmente for teimosa, procurará o cirurgião bariátrico ou plástico.

A matéria não fala de casos de obesidade mórbida, mas de pessoas com um pequeno sobrepeso. Para esses casos, não concordo em hipótese alguma um tratamento medicamentoso como esse. Até porque, para se obter uma real PERDA DE GORDURA, com manutenção da massa magra, precisamos sim do nosso apetite para podermos ingerir os alimentos fonte dos nutrientes corretos, nos horários necessários! Com o apetite restrito, podemos cometer erros, como omitir refeições ou ingerir menor quantidade de nutrientes.

Não estou dizendo que esse medicamento não terá utilidade. Acredito que em alguns casos específicos, seu uso pode até ser válido. O problema é que a sociedade verá esse medicamento como algo ainda melhor do que a sibutramina! E é isso que a indústria farmacêutica quer! Mas garanto para todos vocês que a melhor forma de controlar os níveis de insulina (hormônio intimamente relacionado ao controle do apetite) não é tomando o Victoza, mas sim escolhendo adequadamente os tipos e a quantidade dos alimentos fonte de carboidratos a serem ingeridos ao longo do seu dia.

Vai cair em novas armadilhas? Vai continuar se iludindo? Sua forma física é reflexo do seu estilo de vida! Não sou atleta, não tenho grandes pretensões estéticas, mas pretendo envelhecer com saúde. Chegar aos meus 50, 60 e quem sabe, 70 anos, com a mesma vitalidade e disposição que tenho atualmente! Hoje eu já fiz minha atividade física diária e duas refeições ricas em proteínas e equlibradas. E você? Vai continuar aí sentado esperando a pílula milagrosa?

Espero que não!

Mude seu corpo, mude sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário