Pilateiros Antenados

Pilateiros Antenados
Direitos: Pilates Orginal - Dra. Alessandra Magalhães

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Afinal correr envelhece?

Olá pilateiros,

Vim falar do corrida e seus rumores sobre provocar o envelhecimento precose! Leia sobre o assunto:




É verdade! Atividade produz radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, mas de forma balanceada só traz benefícios.

Uma dúvida ronda o atleta que pratica corrida: afinal, correr envelhece? De acordo com especialistas do esportes, sim. Mas a corrida só envelhece se for praticada em excesso.

O envelhecimento se dá através da oxidação das células, provocado pelos radicais livres. Estudos comprovam que a corrida produz muitos radicais livres.
 
Vamos acabar com o mal entendido: correr não faz mal à saúde!O que acontece é que em um exercício intenso, como corridas de maratonas, por exemplo, faz aumentar a produção de espécies reativas de oxigênio no nosso organismo, os famosos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento!

 A atividade física intensa propicia uma maior formação de radicais livres, que são moléculas instáveis que flutuam na corrente sanguínea causando danos aos tecidos e ainda aumento da peroxidação lipídica, podendo gerar danos musculares.

Durante uma atividade física precisamos de uma quantidade maior de oxigênio e este pode ficar acumulado no nosso organismo, causando prejuízos. Mas existe um fator de compensação, pois as pessoas que praticam atividade física produzem mais substâncias antioxidantes em repouso!(UFA!)

Quando as moléculas de radicais livres não são devidamente neutralizadas podem dar início a um processo deletério nas células e tecidos chamado de estresse oxidativo. Esse processo pode ocasionar diversas doenças, incluindo as neurodegenerativas, cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. Os danos teciduais e celulares causados pelos radicais livres (formados durante os exercícios físicos) podem interferir diretamente no desempenho do atleta. Com o intuito de minimizar os danos decorrentes do estresse oxidativo o organismo recorre ao sistema de defesa antioxidante.

A corrida, quando praticada de forma equilibrada, evita celulites e varizes. Pois a atividade é excelente para a circulação sanguínea. O ideal para quem corre é conciliar o esporte com uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em antioxidantes.

Em que alimentos encontrar os antioxidantes?

Alguns antioxidantes são: Vitamina C, A, E, Zinco, Selênio, além dos bioflavonóides.
Vitamina A = cenoura, mamão, laranja, manga, espinafre, couve e agrião.

Vitamina C
= fruta cítrica como laranja, limão ou abacaxi.
Vitamina E = gérmen de trigo, semente de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, abacate, couve e laticínios.
Selênio = frutos do mar, grãos e Castanha do Brasil (antiga Castanha do Pará).
Zinco = abacate, abacaxi, banana, abóbora, pepino, pimenta, rabanete e grão-de-bico.

Bioflavonóides
= uva e soja.

É importante consultar um nutricionista para indicação correta da quantidade necessária de antioxidantes para cada pessoa.

Portanto vamos continuar correndo e cuidando da alimentação! Normalmente quem pratica atividade física tem hábitos saudáveis, como dormir cedo e manter uma dieta balanceada, o que ajuda ainda mais a reverter o prejuízo.

 Afinal de contas todos envelhecem. Vocês concordam comigo? Vamos envelhecer com mais saúde, associe a sua prática de pilates com exercícios aeróbicos de intensidade baixa e moderada!
Até Breve!!
 
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário