Olá Pilateiros,
Alcançar o peso desejado é apenas metade do caminho de uma dieta.
Tenha isso em mente e evite o efeito sanfona
É comum que as pessoas se sabotem não apenas no período da dieta, como no período que se sucede a ela, pela simples falta de informação. Caso você não saiba, sua dieta não termina quando você alcança o peso desejado ( é exatamente aí que tudo começa, tah? hehehehe...) , você ainda vai precisar de cuidados extras após esse período.
Justamente por desconhecer esta informação, muitas pessoas não conseguem manter os bons resultados de suas dietas, sofrendo do chamado “efeito sanfona” ( Como muitos pilateiros, não é mesmo meus alunos queridos, pricipalmente alguns q engordam 2kg em 2 dias do "nada", e dizem q nem foi o mc donald e o garoto carente que passou vendendo pastel.... hehehehe)
Ao perder determinado peso (e com ele, percentual de gordura), é preciso que seu corpo aprenda a funcionar de forma harmônica com este novo peso. Isso demora um certo período de adaptação.
Seu corpo não sabe que você fez uma dieta por vontade própria, ele pode entender que ocorreu uma privação de alimento e tentar reverter a situação pensando no seu bem, na sua sobrevivência.
Estima-se que o corpo demore cerca de um mês por cada quilo perdido para se conformar e aprender a funcionar normalmente com o novo peso. Por exemplo, se você perdeu 5kg, seu corpo demorará 5 meses para aprender a funcionar com este novo peso e só depois desses 5 meses é que podemos dizer que o peso foi estabilizado. A gente sabe que ser humano não é matemática, cada organismo tem seu tempo, é apenas uma estimativa.
Por isso, muita atenção quando você alcançar sua meta. Nada de relaxar, de diminuir os exercícios aeróbicos e de relativizar a dieta. Você está lutando “contra” seu corpo. “Contra” no sentido de que ele pensa que o melhor para você é te fazer engordar ( burrooooooooo....aí eu ainda me revolto com o corpo burro! rrrrrrrr) , seja reduzindo seu metabolismo, seja te estimulando a comer calorias, com o objetivo final garantir sua sobrevivência.
Seu organismo vai fazer de tudo para que você volte ao seu peso antigo: despertar sinais de fome, desejo por carboidrato, dar sinais de fraqueza e te recompensar com uma rave de hormônios que provocam bem estar quando você comer algo engordativo e muitas outras provações. Continue firme e forte, sua dieta só termina quando acabam os meses relativos ao peso que você perdeu. Esta é a receita de quem conseguiu driblar o efeito sanfona.
Tenha sempre em mente que enquanto não passar esse prazo de meses correspondentes aos quilos que você perdeu, você está dormindo com o inimigo. Seu corpo pode tentar te sabotar.
Alcançou o peso desejado? Ótimo, parabéns.
Tem que comemorar muito! Mas não descuide.