Sempre nos perguntam, alongar atrapalha o treino de força? E quando alongar, antes ou após o treino?
Alguns estudos demonstram que exercícios de alongamento podem diminuir o desempenho de força muscular, (déficit de força muscular mediado pelo alongamento).
A existência desse fenômeno nos leva a acreditar que parte dessas contradições observadas pode estar associada não apenas às variáveis relacionadas às rotinas de alongamento, mas também às variáveis envolvidas no protocolo de avaliação da força muscular.
A partir de 2005 já foi possível perceber o aumento de publicações que buscam comparar o efeito de volume de alongamento sobre o desempenho no sistema neuromuscular. É fato que o tempo total que um músculo é alongado é uma importante variável a ser considerada, uma vez que esses estímulos podem aumentar um decréscimo na força muscular.
Encontramos em alguns estudos a sugestão de que pode haver exercícios de alongamento, entre 20 a 60 segundos em cada posição, não havendo nenhum efeito negativo. Em outros a conclusão é que a força muscular mediado pelo alongamento é mais observada quando existe a avaliação em ângulos articulares somente quando está acima de 60 graus e ainda outros que sugerem a retirada de rotinas de alongamento antecedendo a prática de qualquer atividade física.