Pesquisar este blog
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Passar fome não significa estar de dieta ou emagrecendo!
Aí vai um artigo bem legal do muzy que li e achei demais....leiam c atenção:
Eu não gosto de escrever de forma panfletária, mas esse assunto é um tabu que é possivel ser observado na cabeça das pessoas sem distinguir formação ou intelectualidade.
É muito comum variar o peso. Por isso a balança não é o melhor método para nos dizer em que situação nos encontramos de físico... Eu sugeriria, como método de avaliação caseiro, numa ordem de prioridade:
1. espelho
2. medição de perímetros por fita métrica
3. medidas das roupas
4. pesagens matinais diárias em jejum
Agora seus inconvenientes:
1. seus olhos sempre vão buscar seus defeitos quando voce olhar no espelho, e isso vai dificultar com que você avalie seus ganhos ou ainda gerar algum tipo de ansiedade
2. perímetros nao definem qualidade de detalhes como definição ou muscularidade, logo, quem busca numeros maiores se enganará com períodos de retenção e quem busca números menores vai se contentar com perdas rápidas de volume muscular as custas de desidratação.
3. é o mesmo problema da fita métrica, embora neste há uma tendência para favorecer o engano de quem querm vestir números menores (o clássico que usa a roupa para se esconder em vez de se valorizar); geralmente o pessoal que corre para a cirurgia plástica como se ela fosse a "cura" da obesidade... opção ruim aliás, porque o formato que não agradava agora dá lugar a um formato que não lhe satisfez associado a uma cicatriz...
4. varia com o horario de acordar e a ultima refeição da noite... quer um exemplo? jante um grelhado com salada e pese depois de 8 horas de sono. compare agora com o dia em que voce jantou comida japonesa: aquela explosão de arroz com sal (sushi com shoyo), e claro, vá se deitar com a garrafa de agua ao lado porque com certeza voce vai precisar beber agua durante a noite. O que descobriu? A formula mágica da reençao hídrica! Mais que isso, caso voce esteja em uma dieta rigorosa, a avidez do seu organismo por carboidratos aumenta e aí o seu peso explode, chegando a variar de 6 a 10% de um dia para o outro.
Nossa... tudo isso para falar de dietas de passar fome, não é?
Pois bem, nem todo mundo que engorda, engorda por transtornos insulinêmicos (come, libera insulina, tem mais fome, libera mais insulina, come mais, libera MAIS insulina, tem mais fome e ansiedade, como MUITO mais e libera entao MUITO MAIS insulina..... e assim por diante).
Alguma pessoas engordam por transtornos cortisolinêmicos: não come, libera cortisol, faz gliconeogenese, perde musculo, converte aminoácidos em acidos graxos, reserva acidos graxos e assim se tornam aqueles magros que comem pouco mas tem uma barriguinha infernal...
Pior que isso, há a combinação de transtornos cortisolinêmicos com insulinêmicos: como muito, espera muito tempo, faz gliconeogenese, ajusta necessidade energética mas sobram acidos graxos e cortisol, que aumenta a resistencia periférica à insulina e acaba por mantê-la alta. Quando pode come muito porque com a insulina se mantendo alta, o reflexo da fome é em igual proporção. Sobram calorias à disposição que são reservadas às custas de mais e mais insulina, que aumenta mais e mais a fome, mas através da gliconeogenese e mais cortisol sangüíneo, ue alimenta a reação do inicio novamente... Esse é dificil de ser tratado... nem sempre conseguimos cortar um ou outro estímulo na velocidade que precisamos e sabe o que é pior? O sujeito que não se alimenta em horarios fixos tambem nao faz isso com relação ao treinamento, logo, o estímulo cortisolinêmico as vezes é ampliado! O sujeito está se esforçando, e não treinando... resultado - 1...
Ficar sem comer pode fazer com que seu balanço calórico torne-se negativo por um curto período de tempo, isso porque como o seu organismo não tem calculadora e portanto não consegue contar calorias, ele baixa sua velocidade metabólica para fazer frente à nova entrada de calorias da mesma forma que uma pessoa que tem sua renda diminuída começa a cortar gastos. A partir daí o que se consegue pura e simplesmente é baixar sua velocidade metabólica impedindo a progressão de ganhos se algum houve, lembrando que o ganho imediato é a perda de peso por desidratação muscular, ou seja, você engordou qualitativamente porque baixou o seu metabolismo muscular, perdeu hidratação e a sua proporção gordura/massa magra piorou... ruim né?
Você está nessa? Então vamos discutir neurologia, porque tudo que é sensível no corpo afeta primeiro seu sistema neurológico porque este é extremamente delicado, e se você for crítico o suficiente vai conseguir notar tais fatores e correlacionar sintomas e ações na sua rotina que podem precipitar alterções de:
1. humor
2. memória de curto prazo
3. atenção
4. disposição
5. sensibilidade a fadiga
6. intensidade de percepção do esforço
7. sonolência
8. alterações nos padrões de sono (que vão afetar memória de longo prazo e piorar as alterações de humor e percepção de esforço bem como a resistencia à fadiga)
9. aumento do apetite, principalmente para carboidratos
10. ocorrencia de binges noturnos (compulsões alimentares noturnas)
Se voce está sentindo alguma dessas coisas, converse com o profissional que está lhe acompanhando, porque fazer 100% do bom é melhor do que fazer 80% do ótimo. E outra coisa, os profissionais trabalham para você, portanto não há razão para sentar na frente dele e recitar uma dieta decorada de que você não faz a metade... Dessa forma você só confunde o profissional e atrasa o resultado que te animaria a seguir em frente...
engraçado... tudo está ligado e no final é como se fosse uma grande reação em cadeia: melhore sua atitude para melhorar seu físico, que uma vez melhor, vai favorecer melhores atitudes que vão melhorar seu físico mais ainda e por aí vai...
Vamos começar a cortar os vicios hoje?
bjo pilateiros
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Sheron Menezzes posta foto fazendo pilates
Atriz compartilhou a imagem na tarde desta terça-feira (5)
Reprodução/Twitter
Sheron Menezzes mantém a boa forma com aulas de pilates
A atriz se esforça para manter a boa forma. Nesta terça-feira (5), Sharon postou em seu Twitter uma foto em que aparece fazendo pilates.
"Terminando uma deliciosa aula de Pilates", escreveu a atriz na legenda da imagem.
O trabalho mais recente de Sharon nas telinhas foi na novela Aquele Beijo; a atriz interpretou a personagem Sarita. (M.B.)
Como vai seu metabolismo?
Olá pilateiros,
Aí está um texto interessante sobre metabolismo! Leiam com atenção:

Descubra se os seus hábitos alimentares aumentam ou diminuem seu gasto energético.
Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: emagrecer mais rápido. Mas especialistas ensinam truques simples do dia a dia que cumprem essa tarefa de manter o metabolismo no ritmo certo. “Não é o metabolismo, especificamente, que é alto ou baixo, e sim o gasto energético para produzir o metabolismo, que pode ser maior ou menor”, explica a endocrinologista Rosana Radominski, presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Faça o teste e descubra se você sabe como aumentar o gasto energético apenas com ajuda da alimentação.
Fazer lanches no meio da manhã e da tarde aumenta o metabolismo?
a)Sim, aumenta o gasto energético.
b)Não, só aumenta a quantidade de comida ingerida.
Nota: O nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que cerca de 10% do gasto energético corporal é dispendido no processo digestivo. A mastigação, a digestão e a movimentação intestinal exigem consumo de energia. “Parece pouco, mas é um terço do que é gasto com atividade física (30%)”, aponta o especialista. Além disso, passar mais que três horas sem comer sinaliza para o seu corpo que você está em jejum. Em consequência, ele freia o gasto energético para armazenar energia, o que deixa a pessoa sem pique. Resposta correta A
Uma dieta rica em proteínas aumenta o metabolismo?
a)Não, ela só diminui o número de calorias ingeridas.
b)Sim, mas há um limite para a ingestão desse nutriente.
Nota: Roberto Navarro explica que o corpo gasta mais energia para metabolizar proteínas do que carboidratos, ou seja, o gasto energético é maior, mas o nutrólogo chama a atenção para a necessidade de limitar o consumo. “As proteínas devem compor entre 15% e 30% do que é ingerido diariamente, mas esse número ainda varia em função das necessidades individuais, como um atleta que precisa de quantidades maiores”, explica. Resposta Correta B
Uma dieta hipocalórica (com menos que 1.200 calorias) aumenta ou diminui o metabolismo?
a)Aumenta, já que o organismo tem poucas calorias para consumir.
b)Diminui, porque o corpo se adapta à pequena quantidade de calorias.
Nota: Em curto prazo, comer pouco leva ao consumo das reservas de gordura do corpo, o que gera emagrecimento. Mas, em médio prazo – após duas semanas, aproximadamente – o corpo começa a se adaptar a uma quantidade menor de calorias e o metabolismo fica mais lento. “É uma desnutrição programada e o corpo entende que tem que estocar energia”, explica a endocrinologista Rosana. “O organismo tenta se defender, reduzindo aproximadamente 20% do gasto energético.”Essa é uma das razões pela qual a pessoa que faz dieta precisa fazer uma atividade física regular, já que o exercício aumenta o gasto energético – ou seja, o metabolismo – e, dessa forma, permite contrabalançar a redução metabólica causada pela dieta. Resposta Correta B
Cafeína aumenta o metabolismo?
a)Sim, ela possui ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo basal.
b)Não, em nada ela influencia o metabolismo.
Nota: A cafeína possui ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo basal e o gasto calórico em repouso. Isso ocorre devido ao aumento da produção de hormônios que estimulam o organismo. Segundo a endocrinologista Rosana, há estudos que revelam um aumento de 4% a 7% no gasto energético, principalmente quando o consumo é eventual. Esses estudos demonstram que os efeitos termogênicos da cafeína perduram por pequenos períodos de tempo: entre 24 e 48 horas após ingestão de bebidas ricas em cafeína. No entanto, não existem evidências de que isso resulte em perda de peso. Resposta Correta A
Água gelada altera o metabolismo?
a)Sim, ela resfria o corpo e aumenta o gasto energético para restaurar a temperatura.
b)Não, isso é um mito.
Nota: Roberto Navarro explica que isso é um mito. Acredita-se que a água aumenta o metabolismo porque ela resfria o corpo, que, por sua vez, gasta energia para recuperar a temperatura. “A água na verdade é aquecida no corpo, de modo que, ao chegar ao estômago, já esteja na temperatura corporal”, explica Roberto Navarro. “Para que um resfriamento do corpo seja possível é preciso beber água gelada em excesso, o que pode levar até à hipotermia.” Resposta Correta B
A pimenta aumenta o metabolismo?
a)Não, em nada influencia o metabolismo.
b)Sim, ela também é termogênica.
Nota: O nutrólogo Roberto Navarro explica que a pimenta possui capsaicina, uma substância termogênica, que aumenta o metabolismo basal, ou seja, o gasto energético do corpo, para manter o funcionamento adequado dos órgãos e o tônus muscular. Resposta Correta B
Quais são os efeitos de comer exageradamente para o metabolismo?
a)Ele estoca tudo o que não for gasto sob a forma de gordura.
b)Ele aumenta, já que tem que queimar muitos nutrientes.
Nota: Caso haja abuso na hora de fazer as refeições, o corpo transforma esse excesso em gordura, que ficará localizada no abdômen, nos glúteos e em outros pontos inconvenientes. Não haverá estímulo ao metabolismo que seja capaz de compensar o abuso. Rosana Radominski explica que o ideal é manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e com baixo teor de gorduras. Resposta Correta A
O chá verde pode ser tomado indiscriminadamente para aumentar o metabolismo?
a)Sim, por ser natural, pode ser tomado à vontade.
b)Não, em grandes quantidades, ele aumenta os riscos de hipertensão arterial.
Nota: Essa bebida funciona da mesma maneira que o café para acelerar o metabolismo, mas a recomendação de especialistas é de ingerir no máximo cinco xícaras por dia. Ambas, em excesso, estimulam demais o organismo e podem levar até à pressão alta, uma vez que o coração será muito estimulado. Respota Correta B
Aí está um texto interessante sobre metabolismo! Leiam com atenção:
Descubra se os seus hábitos alimentares aumentam ou diminuem seu gasto energético.
Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: emagrecer mais rápido. Mas especialistas ensinam truques simples do dia a dia que cumprem essa tarefa de manter o metabolismo no ritmo certo. “Não é o metabolismo, especificamente, que é alto ou baixo, e sim o gasto energético para produzir o metabolismo, que pode ser maior ou menor”, explica a endocrinologista Rosana Radominski, presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Faça o teste e descubra se você sabe como aumentar o gasto energético apenas com ajuda da alimentação.
Fazer lanches no meio da manhã e da tarde aumenta o metabolismo?
a)Sim, aumenta o gasto energético.
b)Não, só aumenta a quantidade de comida ingerida.
Nota: O nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que cerca de 10% do gasto energético corporal é dispendido no processo digestivo. A mastigação, a digestão e a movimentação intestinal exigem consumo de energia. “Parece pouco, mas é um terço do que é gasto com atividade física (30%)”, aponta o especialista. Além disso, passar mais que três horas sem comer sinaliza para o seu corpo que você está em jejum. Em consequência, ele freia o gasto energético para armazenar energia, o que deixa a pessoa sem pique. Resposta correta A
Uma dieta rica em proteínas aumenta o metabolismo?
a)Não, ela só diminui o número de calorias ingeridas.
b)Sim, mas há um limite para a ingestão desse nutriente.
Nota: Roberto Navarro explica que o corpo gasta mais energia para metabolizar proteínas do que carboidratos, ou seja, o gasto energético é maior, mas o nutrólogo chama a atenção para a necessidade de limitar o consumo. “As proteínas devem compor entre 15% e 30% do que é ingerido diariamente, mas esse número ainda varia em função das necessidades individuais, como um atleta que precisa de quantidades maiores”, explica. Resposta Correta B
Uma dieta hipocalórica (com menos que 1.200 calorias) aumenta ou diminui o metabolismo?
a)Aumenta, já que o organismo tem poucas calorias para consumir.
b)Diminui, porque o corpo se adapta à pequena quantidade de calorias.
Nota: Em curto prazo, comer pouco leva ao consumo das reservas de gordura do corpo, o que gera emagrecimento. Mas, em médio prazo – após duas semanas, aproximadamente – o corpo começa a se adaptar a uma quantidade menor de calorias e o metabolismo fica mais lento. “É uma desnutrição programada e o corpo entende que tem que estocar energia”, explica a endocrinologista Rosana. “O organismo tenta se defender, reduzindo aproximadamente 20% do gasto energético.”Essa é uma das razões pela qual a pessoa que faz dieta precisa fazer uma atividade física regular, já que o exercício aumenta o gasto energético – ou seja, o metabolismo – e, dessa forma, permite contrabalançar a redução metabólica causada pela dieta. Resposta Correta B
Cafeína aumenta o metabolismo?
a)Sim, ela possui ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo basal.
b)Não, em nada ela influencia o metabolismo.
Nota: A cafeína possui ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo basal e o gasto calórico em repouso. Isso ocorre devido ao aumento da produção de hormônios que estimulam o organismo. Segundo a endocrinologista Rosana, há estudos que revelam um aumento de 4% a 7% no gasto energético, principalmente quando o consumo é eventual. Esses estudos demonstram que os efeitos termogênicos da cafeína perduram por pequenos períodos de tempo: entre 24 e 48 horas após ingestão de bebidas ricas em cafeína. No entanto, não existem evidências de que isso resulte em perda de peso. Resposta Correta A
Água gelada altera o metabolismo?
a)Sim, ela resfria o corpo e aumenta o gasto energético para restaurar a temperatura.
b)Não, isso é um mito.
Nota: Roberto Navarro explica que isso é um mito. Acredita-se que a água aumenta o metabolismo porque ela resfria o corpo, que, por sua vez, gasta energia para recuperar a temperatura. “A água na verdade é aquecida no corpo, de modo que, ao chegar ao estômago, já esteja na temperatura corporal”, explica Roberto Navarro. “Para que um resfriamento do corpo seja possível é preciso beber água gelada em excesso, o que pode levar até à hipotermia.” Resposta Correta B
A pimenta aumenta o metabolismo?
a)Não, em nada influencia o metabolismo.
b)Sim, ela também é termogênica.
Nota: O nutrólogo Roberto Navarro explica que a pimenta possui capsaicina, uma substância termogênica, que aumenta o metabolismo basal, ou seja, o gasto energético do corpo, para manter o funcionamento adequado dos órgãos e o tônus muscular. Resposta Correta B
Quais são os efeitos de comer exageradamente para o metabolismo?
a)Ele estoca tudo o que não for gasto sob a forma de gordura.
b)Ele aumenta, já que tem que queimar muitos nutrientes.
Nota: Caso haja abuso na hora de fazer as refeições, o corpo transforma esse excesso em gordura, que ficará localizada no abdômen, nos glúteos e em outros pontos inconvenientes. Não haverá estímulo ao metabolismo que seja capaz de compensar o abuso. Rosana Radominski explica que o ideal é manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e com baixo teor de gorduras. Resposta Correta A
O chá verde pode ser tomado indiscriminadamente para aumentar o metabolismo?
a)Sim, por ser natural, pode ser tomado à vontade.
b)Não, em grandes quantidades, ele aumenta os riscos de hipertensão arterial.
Nota: Essa bebida funciona da mesma maneira que o café para acelerar o metabolismo, mas a recomendação de especialistas é de ingerir no máximo cinco xícaras por dia. Ambas, em excesso, estimulam demais o organismo e podem levar até à pressão alta, uma vez que o coração será muito estimulado. Respota Correta B
quinta-feira, 21 de junho de 2012
A Força Versus Alongamento!
Sempre nos perguntam, alongar atrapalha o treino de força? E quando alongar, antes ou após o treino?
Alguns estudos demonstram que exercícios de alongamento podem diminuir o desempenho de força muscular, (déficit de força muscular mediado pelo alongamento).
A existência desse fenômeno nos leva a acreditar que parte dessas contradições observadas pode estar associada não apenas às variáveis relacionadas às rotinas de alongamento, mas também às variáveis envolvidas no protocolo de avaliação da força muscular.
A partir de 2005 já foi possível perceber o aumento de publicações que buscam comparar o efeito de volume de alongamento sobre o desempenho no sistema neuromuscular. É fato que o tempo total que um músculo é alongado é uma importante variável a ser considerada, uma vez que esses estímulos podem aumentar um decréscimo na força muscular.
Encontramos em alguns estudos a sugestão de que pode haver exercícios de alongamento, entre 20 a 60 segundos em cada posição, não havendo nenhum efeito negativo. Em outros a conclusão é que a força muscular mediado pelo alongamento é mais observada quando existe a avaliação em ângulos articulares somente quando está acima de 60 graus e ainda outros que sugerem a retirada de rotinas de alongamento antecedendo a prática de qualquer atividade física.
Acredito que nenhuma conclusão pode ser afirmada, uma vez que são observados deferentes protocolos utilizados nos estudos que buscaram analisar esse fenômeno. Pude observar que protocolos com maior volume de alongamento podem causar maiores efeitos na produção de força, sendo que menores volumes de alongamento não causam nenhuma alteração no desempenho de força muscular.
Resumindo: Imagens falam mais do que palavras, entao:



bjos pilateiros e bons treinos!!!!
Resumindo: Imagens falam mais do que palavras, entao:
bjos pilateiros e bons treinos!!!!
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Quem você quer ser? Não desista!
Olá pilateiros,
Não desistam de seus objetivos! Vocês podem estar mais próximos do que pensam! Sempre falo para meus alunos a parábola do homem que procurava água... Aí está uma tirinha da parábola...Olha com atenção e veja quem você quer ser! Abraços....
Eu sei quem eu quero ser: MINHA VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA, E A SUA?
bjos pilateiros
Pilates é coisa de criança sim!!!!
Olá pais pilateiros,
Vim aqui para dar uma dica!
Sempre surge a dúvida de onde colocar seu filho para fazer atividade física, não é?
E qual será a mais indicada? Pois bem....
Dores nas costas e postura incorreta não são comuns apenas nos adultos. As crianças também passam pelos mesmos incômodos. Você já reparou no peso da mochila escolar do seu filho? E como ele se senta na hora de jogar videogame, assistir à TV ou usar o computador? Ou se ele não está fazendo atividades demais? Esses fatores do dia-a-dia levam os pequenos a má postura, estresse, falta de concentração e hiperatividade.
Uma alternativa para combatê-los é a prática do Pilates.Além da reeducação corporal, os exercícios melhoram o humor, o sono, as circulações sanguínea e energética, a digestão, o tônus e a flexibilidade. O ideal é que a criança pratique Pilates duas vezes por semana, em sessões de uma hora.Crianças apartir de 04 anos podem praticar Pilates Kids.
O Método é uma das atividades mais indicadas para as crianças, uma vez que é dinâmico, e possui uma grande variabilidade de exercícios e aparelhos, conquistando-as de imediato.
Pense nisso! Queria que meus pais tivessem me colocado para praticar pilates desde cedo! Seus filhos vão lhe agradecer no futuro! bjos
Mãe e filha praticando juntas ...
bjos pilateiros....
Aí vai um vídeo de uma pilateira mirim!
Assinar:
Postagens (Atom)



