Pilateiros Antenados

Pilateiros Antenados
Direitos: Pilates Orginal - Dra. Alessandra Magalhães

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O grande Mestre Joseph Pilates

 

Olá Pilateiros,

Vim aqui hoje fazer uma homenagem a esse genio que era o nosso mestre Joseph Pilates!

Tributo a Joseph Pilates Fonte: Internet
 
O post de hoje é dedicado a um dos maiores gênios do fitness e inventor de um dos mais eficientes métodos de condicionamento físico, Joseph Pilates, que estará aniversariando no dia 9 de Dezembro.
 
Gênio autodidata, apaixonado pelo movimento e pela biomecânica, Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha, na cidade de Mönchengladbach. Especula-se muito sobre o ano de nascimento de Joseph: algumas literaturas citam o ano 1880; um antigo documento alemão de registro indica que foi no ano de 1883, onde Joseph aparece como o segundo filho do casal Friedrich Pilates. De acordo com a primeira geração de instrutores do Método, ele foi uma criança muito doente – sofria de doenças como asma, raquitismo e febre reumática.
 
Durante a adolescência, prevendo seu futuro numa cadeira de rodas, Joseph começou a estudar por conta própria, medicina oriental, anatomia e fisiologia humana, e modalidades como o yoga. É provável que tenha tido grande influência de seus pais – o pai era um premiado ginasta, e a mãe ajudava como podia com algumas habilidades de Naturopatia.
 
Assim, ele desenvolveu uma série de exercícios que o curaram de seus problemas de saúde. Joseph criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Passou a praticar esportes como esqui, ginástica e mergulho e, após algum tempo, ele já estava num estado físico excelente, a ponto de posar para mapas anatômicos.
 
Em 1912, Pilates vai para a Inglaterra. Relatos históricos indicam que a mudança foi com o propósito de continuar seus treinamentos de boxe. Lá ele trabalha como artista circense e ministra aulas de defesa pessoal para o quartel general da polícia civil inglesa.
 
No ano de 1914, eclode a Primeira Guerra Mundial, e assim, Pilates é levado para o exílio. Durante o período em que esteve preso ele incentivou os alemães de seu pavilhão a praticarem o que ele chamava de Contrologia – controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
 
Mais tarde ele foi transferido para “The Isle of Man”, onde começa a praticar enfermagem. O estado deplorável dos prisioneiros de guerra faz com que Pilates crie um sistema de trabalho mais fácil que os exercícios de Solo. Ele então cria alguns aparelhos através de molas e macas velhas. As origens do Reformer moderno com suas molas de resistência e carrinho deslizante, podem ser encontradas nos equipamentos que Joseph Pilates inventou durante este período para permitir que os pacientes acamados continuassem a ser exercitar e desenvolver força e flexibilidade, tirando-os da cama.
 
Pilates recebeu créditos pelo fato de nenhum dos prisioneiros de seu pavilhão ter sido afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses.
 
Após o término da guerra, Pilates voltou para a Alemanha, onde seu método ganhou apoio entre os dançarinos. Ele recusou ao pedido do governo alemão para treinar as forças armadas e partiu para os Estados Unidos.
Aos 46 anos ele conheceu aquela que viria se tornar a sua segunda esposa, a enfermeira Clara: “Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável” dizia ela. Eles se estabeleceram em Nova Iorque e abriram um estúdio.
 
De acordo com Mary Bowen, aluna de Joseph e Clara, ambos eram igualmente talentosos – Pilates era inventivo, extravagante e otimista. Ela por sua vez, era a retaguarda, segura, a base de sustentação de Joe.
 
Sua morte foi em decorrência de um incêndio em seu estúdio no ano de 1966.
 
O obituário do The New York Times afirma: “Um leão branco com olhos azuis de aço (um era de vidro, perdido em um acidente de boxe), pele cor de mogno, e aos 80 anos, tão ágil quanto um adolescente.”
 
 Atualmente, o Método Pilates é utilizado internacionalmente por pessoas de todos os níveis de aptidão física, bem como por companhias de dança, shows da Broadway, equipes esportivas, e muito mais. Milhões de pessoas em todo o mundo estão praticando Pilates, e os números continuam a crescer.
 
“As pessoas não vão entender o brilho do meu trabalho nos próximos 50 anos” – Joseph Pilates.
Hoje, as pessoas começam a reconhecer e a respeitar a genialidade de um homem que vivia a frente de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário