Pilateiros Antenados

Pilateiros Antenados
Direitos: Pilates Orginal - Dra. Alessandra Magalhães

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

O que é, afinal, o Pilates?



Bom, acho que todos(as) nós, apaixonados por pilates, temos a necessidade de saber um pouco mais do método, não é?

Afinal, quem nunca falou que estava fazendo pilates e aquele amigo simpático perguntou: "ah... é aquele négócio que faz com bola?". Ohhhhhhh... Dá vontade de matar, né? Mas nós, pilateiros de plantão, devemos respirar fundo, dar um sorrisinho e responder com classe, então aí vão algumas dicas.

Começando....
 O método Pilates, ou Contrologia, é um sistema completo de exercícios sistematizados, criado entre as décadas de 1920 e 1930 por Joseph Hubertus Pilates. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o Método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade.

Joseph Pilates era aficionado pelos princípios clássicos de harmonia e beleza do corpo da Grécia antiga, bem como pelos princípios de resistência e força pelo povo espartano. Nessa busca pelos elementos que propiciam o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, em seu livro “YOUR HEALTH” (obs.: meu livro de cabeceira, hehehe!) , de 1934, escreve a respeito da Contrologia:

‘É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. ' (Essa é uma boa resposta para o "amigo da bola", hehehe!)

No seu 2º livro “RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY”, publicado em 1945, está escrito: “Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade... Nós temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade”.

Em outro trecho do mesmo livro, Pilates amplia o alcance de seu método: “A contrologia começa com o controle da mente sobre os músculos. Respeitando milhares e milhares de células cerebrais, ativando assim novas áreas e estimulando o posicionamento da mente”.

Este conceito, de mais de 6 décadas, hoje é conhecido como longevidade cerebral e física, e é a base dos trabalhos integrativos que buscam a harmonia da trilogia corpo-mente-espírito.
E aí? Gostaram? Podem perguntar mais !
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário